Facebook Marketing: Engajamento para transformar fãs em clientes. – Camila Porto. (Fichamento dos Capítulos 5 e 6)

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“Minha missão é ajudar você a utilizar todo o potencial da Internet e do Marketing Digital no seu negócio ou na sua carreira, para criar uma vida com propósito e grandes realizações.” – Camila Porto

Capítulo 5 – Dicas para aumentar seu engajamento

“Para atrair fãs engajados é preciso dar vários passos atrás. Entender o que eles gostam, ter um planejamento de conteúdo, cuidar com a sua reputação.” (pág. 85)

“Todos os dias, milhares de postagens são feitas e exibidas para os usuários. Mas quantos deles realmente veem o que foi compartilhado? Por isso, se seus fãs não veem seu conteúdo, não culpe apenas o Facebook, avalie o que você tem feito para mudar isso. “O mercado hoje já não reage mais às estratégias que deram certo no passado. Há produtos demais, empresas demais e barulho de marketing demais”, já diziam Al Ries e Jack Trout, em “Posicionamento: A Batalha por sua Mente”. ” (pág. 86)

A busca pelo engajamento

“A busca apelo engajamento em sua página precisa começar no foco em fãs que estão interessados em seu conteúdo.” (pág. 87)

“A partir do momento que você tiver uma comunidade que realmente quer ouvir o que você tem a dizer, os resultados aparecerão.” (pág. 87)

Como melhorar seu engajamento 

“(…) postar conteúdo curto gera, em torno de 60% mais engajamento. Por isso, fuja de posts mais longos.” (pág. 88)

“Postar fotos no Facebook é uma boa ideia por três motivos: este tipo de conteúdo tem mais peso para o EdgeRank, possui mais visibilidade no Feed de Notícias e, em média, esse tipo de conteúdo rende mais de engajamento.” (pág.89)

“(…) encontre um tema que gere discussões e que esteja relacionado ao seu mercado. Utilize seu mural para fazer perguntas. Além de gerar interação, as respostas dos seus fãs são divulgadas para os amigos deles, viralizando sua enquete.” (pág.90)

“Lembre-se que o melhor horário para postar não é naquele em que você pode, mas sim, na hora que seu fã está online para consumir e interagir com seu conteúdo.” (pág.92)

“(…) se seu fã interage com você, incite-o a falar e comentar mais. Assim, a afinidade entre vocês aumenta e os amigos deste fã também podem ser impactados por essas ações. Além disso, outros fãs verão que sua página responde e se sentirão mais à vontade para conversar também.” (pág.93)

“Se você possui fãs em várias cidades, gêneros, idades ou interesses, evite postar conteúdo de interesse específico para TODOS os seus fãs.” (pág.93)

“Planejar o que será postado com antecedência é fundamental para poder aproveitar o melhor possível de um conteúdo. Fique atento às datas comemorativas, assim, você pode criar ações ou imagens interessantes.” (pág. 95)

“Pense sempre em como conquistar a atenção do seu fã e fazê-lo interagir com seu conteúdo. (…) quanto mais valor você gerar ao seu cliente, mais sua marca estará na sua mente. (…) nem sempre um post que gerou muitos comentários ou compartilhamentos, é o melhor sucedido. Pense sempre no objetivo de cada post quando for mensurar seu resultado.” (pág. 96)

Capítulo 6 – Transformando fãs em clientes: engajamento e tráfego

“A cada dia, novos canais de compra e vendas são lançados. O que antes era restrito apenas às lojas físicas, se tornou global.” (pág. 98)

“(…) é importante que você tenha uma visão global da sua empresa, não só no Facebook, mas em toda a web. É muito comum vermos pessoas que reclamam na fan page de uma empresa no Facebook, mesmo sabendo que ela tem um canal de atendimento no site. Isso acontece porque é no Facebook que essas pessoas estão e é por este canal que elas querem se expressar. Por isso, o Facebook precisa ser integrado ou fazer parte da área de atendimento da sua empresa. Não é porque sua loja tem um atendimento no site que todas as pessoas vão usá-lo.” (pág. 100)

Fãs em clientes: funil e tráfego 

“Assim como o SEO, email marketing, anúncios no Google, vídeos no YouTube, por exemplo, o Facebook auxiliará na geração de tráfego para seu site ou local de venda. Além disso, ele precisa servir como um local de encontro entre todos os seus fãs e sua empresa. Por isso, foque na manutenção dos seus fãs, além de conquistar novos. Assim, você terá seu grupo de clientes que sempre estarão em contato com sua loja, produto ou serviço.” (pág. 101)

“(…) o Facebook serve tanto para transformar fãs, pessoas que curtem sua página, em clientes, quanto para manter o relacionamento com seus clientes ou pessoas que gostam da sua marca. (…) todas as frentes de comunicação de uma empresa precisam estar alinhadas para oferecer a melhor experiência em qualquer canal.” (pág. 101, 102)

Funil e tráfego 

“Para mensurar o quanto o Facebook pode trazer de conversão para seu site é possível usar uma das ferramentas mais populares de web analytics: Google Analytics. (…) A partir dele é possível acompanhar todos os passos dos seus visitantes em seu site e saber se eles compram, em qual página eles saem. Enfim, um volume incrível de informação pode ser obtida a partir do Google Analytics.” (pág. 102, 103)

Mensuração: métricas de desempenho 

“(…) para saber o quão efetivo estão seus esforços, você precisa definir métricas e KPIs para tal acompanhamento. Em linhas gerais, métricas podem ser definidas como dados brutos, que sozinhas oferecem apenas um número. Já os KPIs ou Key Performance Indicator, Indicadores Chave de Performance, são informações cruciais de desempenho das empresas. Volume de vendas, índice de perdas, conversões, enfim, informações que definem o desempenho do negócio como um todo.” (pág. 107)

“Estes KPIs devem ser definidos no momento do planejamento, ou seja, antes de iniciar um projeto, defina como irá mensurá-lo.” (pág. 108)

“[No Facebook] É onde seus clientes então, onde as informações são compartilhadas e onde você pode se relacionar com seus consumidores. Por isso, utilize todos os recursos disponíveis para tal, mas não deixe de avaliar seu resultado. Sem dúvida o Facebook oferece muitas oportunidades, basta identifica-las e aproveitá-las.” (pág. 108, 109)

Referência Bibliográfica: PORTO, Camila. Facebook Marketing: Engajamento para transformar fãs em clientes.

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